A administração de hotéis
possui diversas particularidades e desafios, já que o mundo da hotelaria está em constante evolução. Com a mudança ocasionada pela pandemia, o setor buscou maneiras de se reinventar e sobreviver aos diversos acontecimentos dos últimos anos.
Um modelo de negócio que vem crescendo e ganhando espaço nesse meio é a aquisição de hotéis. Essa prática pode não ser tão familiar a alguns, mas vem sendo bastante utilizada por redes hoteleiras.
Dentro da aquisição de hotéis, o proprietário atual do imóvel pode optar por vender a propriedade para a Rede ou alugar o seu negócio, o chamado arrendamento.
Trata-se de um contrato de cessão que envolve duas partes. Nele, o proprietário repassa seu bem para que outro indivíduo o utilize, mediante pagamento. Entenda melhor o papel dos envolvidos:
● Arrendatário:
é quem irá utilizar e usufruir do bem arrendado, pagando um valor periódico ao arrendador;
● Arrendador:
é o proprietário desse bem ou imóvel, que cede seus direitos de uso ao arrendatário e recebe um valor por essa cessão.
Em outras palavras, o direito de uso, por um período estabelecido, é dado em troca de um pagamento.
Dependendo do contrato assinado, o arrendamento de hotéis permite que a empresa arrendatária realize mudanças no empreendimento a fim de modernizar o negócio e fazê-lo funcionar de maneira mais eficiente.
Antes de efetivamente fechar uma negociação de compra, por exemplo, é possível que o arrendatário faça uma espécie de test-drive. Essa modalidade dá a ele a oportunidade de conhecer o dia a dia do ramo, entender os diversos setores envolvidos, o funcionamento da equipe e os processos administrativos do negócio.
A prática oferece muitas vantagens tanto para o proprietário quanto para a empresa ou pessoa responsável pelo arrendamento, como citamos acima, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento e geração de lucro. Confira mais algumas:
Para o arrendador:
● Tempo livre para investir onde quiser
Esta é a chance que empreendedores têm para focar em novos negócios, diminuir o ritmo de trabalho, ou até mesmo se aposentar.
No final das contas, o tempo livre permitirá que o proprietário o ocupe da forma que desejar e continue tendo sua renda garantida.
● Valorização do imóvel/negócio
A administração coordenada por uma empresa com anos de experiência na área resultará em uma gestão capaz de destacar os pontos positivos e aprimorar o que precisa ser melhorado.
Dessa maneira, os processos serão conduzidos de modo mais assertivo e grandes são as chances de o faturamento crescer e o negócio se valorizar ainda mais.
● Contar com rendas fixas
O valor recebido pelo arrendador é um dos pontos cruciais para quem deseja embarcar nessa jornada. Por isso, durante as negociações, é importante chegar a números que sejam satisfatórios para ambos os lados.
Também é necessário estar com os dados da empresa muito claros e formalmente registrados, como as despesas do empreendimento, por exemplo.
Para o arrendatário:
● Conhecer e testar o negócio antes de comprá-lo
Adquirir experiência e conferir as estratégias necessárias para alcançar sucesso nessa modalidade de negócio é uma chance que deve ser valorizada. Avaliar o setor antes de tomar uma decisão efetiva de compra fará com que a decisão seja muito mais assertiva.
● Independência financeira
Investir no setor, fazer as melhorias necessárias e entrar de cabeça no mercado de hotelaria poderá trazer um bom retorno financeiro. Com o crescimento do setor, é possível criar estratégias para expansão e gerenciar o negócio de maneira lucrativa.
● Opção mais econômica para uma possível compra
Com taxas menores que a de um financiamento, ao final do contrato, é possível abater o valor que já havia sido pago mensalmente. Para o arrendador, isso também é uma vantagem, já que o seu bem foi devidamente utilizado e rentabilizado.
Outro modelo muito utilizado pelas Redes Hoteleiras é a aquisição completa do imóvel. Muitos proprietários de hotéis independentes têm enfrentado desafios no que diz respeito à administração após pandemia, sem o apoio e expertise de profissionais.
Afinal, esse é um negócio que demanda grande trabalho operacional e funciona 24h por dia. Dentro desse cenário, esses proprietários estão ofertando seu imóvel para redes hoteleiras e levantando capital para investir em outros negócios de sua preferência.
Enquanto outras redes de hotéis exigem um investimento inicial para que o imóvel passe por adequações necessárias para seguir o padrão de determinada bandeira, com a Fênix isso não é necessário. Além disso, assumimos toda a responsabilidade pelo ônus da operação.
Nossa expertise, equipe qualificada e diversas ferramentas apropriadas garantem a elaboração de um planejamento estratégico e a adoção de técnicas comerciais modernas, fazendo com que o crescimento gradual e sustentável do seu negócio seja uma realidade.
Assim, além de repassar as responsabilidades para uma empresa capacitada, o arrendador garante lucro certo, independentemente das circunstâncias.
Com a possibilidade de venda, a valorização do bem é potencializada, e ao proprietário caberá o bônus desse processo. Sendo assim, o arrendamento se mostra uma opção altamente lucrativa para o proprietário.
Com relação à aquisição, o processo também é simples. Uma análise prévia do imóvel é feita, e, se o perfil agradar, a Rede faz uma oferta de compra baseada nessa avaliação e na projeção de vendas.
A Fênix Hotéis tem o que é preciso para transformar bons negócios em grandes empreendimentos. Tem interesse em receber uma proposta? Clique aqui
e vamos falar sobre oportunidades.